Treinamento de flexibilidade

segunda-feira, 10 de abril de 2017
Olá!

Hoje vamos falar um pouco sobre o treinamento de flexibilidade, que é muito importante para os patinadores. Tanto que faz parte do warm-up, dos treinos off-ice e do cool-down!


Fonte
 

Alguns patinadores fazem balé, que já tem um intenso trabalho de flexibilidade. Nesses casos, eles aproveitam seu treino off-ice para focar mais em exercícios de força e condicionamento físico. De qualquer modo, os alongamentos devem ser feitos depois de qualquer prática dentro ou fora do gelo.

Os patinadores devem fazer alongamento completo de 5 a 6 dias por semana. O melhor momento para treinar flexibilidade é depois da prática e durante durante as sessões off-ice, pois nesses períodos a temperatura dos músculos e juntas dos patinadores está no ponto certo para aumentar a amplitude dos movimentos.

Surpreendentemente, o problema mais comum nos patinadores não é a falta de flexibilidade, e sim flexibilidade em excesso em alguns ligamentos. Um patinador flexível demais pode ter um risco maior de sofrer lesões do que os patinadores inflexíveis. Deve haver um equilíbrio entre os alongamentos e treinos de força para manter a estabilidade dos ligamentos.


Fonte


Alguns patinadores já nascem super flexíveis. Nesses casos, eles devem diminuir o tempo de treino de flexibilidade e aumentar a frequência dos exercícios de força para manter a integridade das juntas e músculos. Isso vai reforçar os tecidos moles (ligamentos, tendões e cartilagens).

Se o patinador faz alongamento como parte do seu warm-up off-ice, depois das sessões de prática e depois de todos os treinos off-ice, além de fazer balé, sua necessidade de treinar flexibilidade está sendo mais do que atendida.

Os patinadores podem se alongar grosseiramente duas ou três vezes por dia, tentando manter os alongamentos por 10 a 15 segundos antes da prática e das competições, e um minuto depois de cada programa.

Treinadores e patinadores devem decidir que áreas serão trabalhadas. Podem ser áreas de desequilíbrio muscular, áreas que já foram lesionadas ou áreas em que as juntas e músculos estão rígidos.


Fonte

Treinamentos de flexibilidade para patinadores tem os seguintes benefícios:
  • Diminui a chance de lesões
  • Aumenta a eficiência dos movimentos para executar as habilidades de forma efetiva
  • Facilita a coordenação dos movimentos, o que auxilia outros parâmetros atléticos, como força, velocidade e agilidade
  • Melhora o equilíbrio do corpo dos patinadores  e os movimentos coreografados
 
Bom, é isso. Obrigada por ler até aqui!
Se você tem interesse por este tipo de assunto fique de olho aqui no blog, pois ainda temos muitas ideias de artigos assim para postar.

Tenham uma ótima semana! :)
  
Fonte: Conditioning for Figure Skating de Carl M. Poe

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo