Treino off-ice | como os patinadores treinam fora do gelo?

sábado, 25 de março de 2017
Olá, tudo bem?


Hoje vamos falar um pouco do treino off-ice. O que os patinadores fazem para treinar fora do gelo?

Fonte

Primeiramente, precisamos diferenciar as coisas. Existem os treinamentos para condicionamento físico e os treinos que simulam elementos apresentados no gelo. Enquanto os primeiros te ajudam a dar as condições físicas necessárias para executar o programa (força, agilidade, equilíbrio, resistência, etc), os segundos te ajudam a aprender mais rápido e aprimorar os elementos.

Para os treinos de condicionamento físico, há uma série de exercícios específicos para trabalhar os principais músculos exigidos, além de trabalho aeróbico, como corrida na esteira e pular corda. Um exemplo de como os músculos devem ser trabalhados para elementos específicos pode ser visto neste vídeo.

Um tipo bem famoso de exercício feito por patinadores é a pliometria, que busca o maior uso de músculos em movimentos rápidos e de explosão. Esse treino pode trazer benefícios para o salto, aumentando o tempo no ar em até 0,029 segundos, conforme pesquisas.

Em relação a execução, há uma série de movimentos que podem ser treinados pelos patinadores. Um exemplo interessante é o treino de spin off-ice, que pode ser realizado sem nenhum equipamento ou com a ajuda de um spinner. Um exemplo de como funciona esse equipamento pode ser visto aqui.

Outro treino interessante é a simulação de saltos. Aqui podemos ver um exemplo de treino do flip. Esse tipo de atividade ajuda o patinador a ficar na posição certa e realizar os movimentos adequados em cada passo do salto. Com o tempo, ele pode corrigir as falhas de postura e ao chegar no gelo pode fazer elementos mais limpos. Mais especificamente, é possível treinar apenas a rotação, conforme vemos neste vídeo.

Finalmente, a coreografia também pode ser treinada fora do gelo, dando a vantagem do patinador poder se observar no espelho enquanto faz os movimentos.

Há uma certa divergência em relação ao treino de elementos fora do gelo. Há quem considere que não surtem muito efeito. Outras pessoas ficam mais satisfeitas com os resultados, considerando que eles aceleram o aprendizado dos elementos. Mas sem dúvida é uma opção para quem tem o tempo de gelo limitado.

Lembramos que esta postagem se destina apenas a mostrar um aspecto do treinamento dos patinadores. Para montar um treino específico, indicamos a ajuda de um treinador qualificado.

Este post foi somente uma introdução. Planejamos falar mais sobre o assunto no futuro.


Até mais!


Posts relacionados: Warm-up | Cool-down

4 comentários :

  1. Muito bom o post mas os vídeos foram retirados do ar por direitos autorais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Infelizmente isso às vezes acontece com os vídeos. Vamos tentar achar outro e atualizar. Obrigada por avisar!

      Excluir
  2. Ameii bem vamos treinar duro pra conseguir os saltos kksksk ^-^

    ResponderExcluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo