Guia de Patinação Artística nas Olimpíadas de PyeongChang

domingo, 4 de fevereiro de 2018
Olá, tudo bem?



As Olimpíadas de Inverno estão se aproximando. É hora de começar a se programar para assistir os eventos de patinação. Como os Jogos acontecem no outro lado do mundo, os horários aqui no Brasil não serão muito fáceis. Felizmente, os eventos de patinação estão marcados para a manhã, o que significa que passarão aqui no Brasil de noite, em horários relativamente bons. Nada de ter que acordar às 3 da manhã para ver seu atleta favorito.

Os horários serão os seguintes (hora de Brasília):

8/2

23:00 - Times - masculino curto

0:45 - Times - pares curto

10/2


23:00 - Times - Dança curto

0:45 - Times - Feminino curto

2:40 - Times - Pares longo


11/2


23:00 - Times - Masculino longo

0:10 - Times - Feminino longo

1:20 - Times - Dança longo


13/2


23:00 - Pares curto


14/2


23:30 - Pares longo


15/2


23:00 - Masculino curto


16/2


23:00 - Masculino longo


18/2


22:00 - Dança curto

19/2


22:00 - Dança longo


20/2


22:00 - Feminino curto


22/2


22:00 - Feminino longo






Com a proximidade do evento, aumentam também as especulações. Afinal, quais serão os atletas favoritos em cada categoria? Estes serão os patinadores lembrados não somente dos fãs do esporte, mas do público em geral, que costuma acompanhar patinação apenas nas Olimpíadas.

Separamos alguns dos nomes que consideramos favoritos para a medalha de ouro ou para outras medalhas em cada categoria. Neste post vamos ver as categorias masculina e feminina. Os pares e dança ficarão para o próximo post. Não vamos opinar sobre o evento de times agora, já que não há certeza de quem vai participar de cada categoria. Para quem não está acostumado a ver eventos de patinação e não quer acompanhar todos, há a possibilidade de ver a ordem de apresentação e acompanhar apenas os favoritos. Claro, como patinação é um esporte imprevisível, nada impede que alguém que não esteja nessa lista acabe surpreendendo.

Masculino

 

Ouro


Yuzuru Hanyu

Fonte



Yuzu é o atual campeão olímpico e recordista mundial, além de ter ganho vários eventos de peso, como Grand Prix e Mundial durante esse ciclo olímpico. Ele alia muito bem os saltos quádruplos de seu programa com spins muito bonitos e uma boa apresentação. Contra ele há o fato de que está voltando de uma lesão e não participou de várias competições dessa temporada. Como vimos em outros anos, ele costuma ser o tipo de atleta que começa devagar e vai se aperfeiçoando com o passar das competições, até chegar no topo durante o Mundial (ou Olimpíadas). Essa pausa forçada pode ter atrasado esse ciclo.

Confiram o post falando de mais detalhes sobre a vida e carreira dele.


 Nathan Chen


Fonte

Talvez o atleta mais puxado para o lado atlético, costuma usar muitos quádruplos nos seus programas. Ultimamente vem tentando melhorar a parte artística. Venceu vários eventos de grande porte e é inegavelmente um dos favoritos. Conta a favor dele o fato de que tem tido boas atuações nas últimas competições.

Confiram o post falando de mais detalhes sobre a vida e carreira dele.


Shouma Uno


Fonte



Desde que estreou na categoria sênior, Shouma vem melhorando a cada ano. É muito regular. A única competição que o vi  se apresentar abaixo de sua capacidade foi o Mundial de Boston, há duas temporadas atrás. Além de ser constante, também tem saltos quádruplos e apresentações bonitas a seu favor. Assim como Nathan, vem tendo boas atuações nos últimos tempos.

Confiram o post falando de mais detalhes sobre a vida e carreira dele.


Javier Fernandez

Fonte


Embora Javier não tenha tido bons resultados nas 2 últimas temporadas, ele é um competidor forte, que ganhou duas vezes seguidas o Mundial de Patinação. Quando está em seu melhor, ele é capaz de disputar de igual para igual com os outros favoritos. No Europeu desse ano, Javi teve uma atuação bem melhor do que o que vem apresentando. A dúvida é se vai conseguir continuar melhorando ou se foi uma melhora temporária.

Confiram o post falando de mais detalhes sobre a vida e carreira dele.

Outras medalhas


Boyang Jin

Fonte

Boyang é outro nome que de vez em quando aparece nos pódios dos eventos mais importantes. O chinês é um dos poucos patinadores a conseguirem quebrar a barreira dos 300 pontos. Uma das vezes foi no Campeonato dos Quatro Continentes, há pouco tempo atrás. Essa boa forma o qualifica para uma medalha olímpica.



Mikhail Kolyada

Fonte


Embora seja um nome tradicionalmente afastado das primeiras posições, Mikhail conseguiu chegar a final do Grand Prix dessa temporada, com atuações boas e sólidas. Embora tenha tido más atuações depois disso, o russo pode conquistar uma medalha caso consiga repetir sua melhor forma.



Feminino

Ouro


Evgenia Medvedeva

Fonte


Evgenia tem dominado a patinação feminina desde que chegou ao sênior em 2015. Ganhou tudo o que disputou, exceto o último Campeonato Europeu. É muito consistente, tem ótimos saltos (já fez inclusive uma combinação de 3 triplos) e tem uma boa parte artística. No entanto, ela se contundiu durante as etapas do Grand Prix e voltou somente no Europeu. Embora tenha tido uma boa atuação, não conseguiu fazer programas limpos e acabou perdendo a primeira posição, graças ao crescimento de Alina Zagitova. Pela primeira vez, Evgenia precisa de 100% de sua capacidade para vencer. A dúvida é se ela se recuperou o suficiente para conseguir fazer isso.

Confiram o post falando de mais detalhes sobre a vida e carreira dela.


Alina Zagitova

Fonte


Zagitova estreou no sênior nesta temporada. Vem evoluindo cada vez mais durante as competições, até o ponto em que conseguiu bater Medvedeva, com os programas curto e longo limpos. Salta muito bem e tem grande resistência, conseguindo deixar todos os saltos para a segunda metade do programa, o que leva a um bônus na pontuação. Não tem sido muito consistente, chegando a errar alguns elementos durante as apresentações, mas em geral lida bem com os erros. Com 15 anos, ela não é muito experiente, mas na categoria feminina nem sempre essa inexperiência acaba sendo um fator determinante.

Outras medalhas


Carolina Kostner

Fonte

Carolina é a atual medalhista de bronze, além de ser a patinadora mais velha competindo nas Olimpíadas, com 30 anos. Tem a parte artística diferenciada, o que torna suas apresentações muito agradáveis de assistir. Quando prestamos mais atenção nos detalhes, vemos o quanto cada movimento dela parece ser pensado para harmonizar com o programa. Parece que nada está fora do lugar. Embora não seja uma saltadora tão boa quanto as favoritas, Carolina não fica muito para trás nesse quesito também.

Confiram o post falando de mais detalhes sobre a vida e carreira dela.




Satoko Miyahara

Fonte

Satoko veio de uma lesão séria, que a vitimou no início do ano passado. Como consequência, suas atuações até aqui tem sido um tanto irregulares. Quando estava em boa forma, Satoko era sempre uma competidora forte para a medalha em qualquer competição internacional. Agora, fica a dúvida se ela realmente se recuperou totalmente da lesão e se vai conseguir entrar no ritmo. Satoko conseguiu vencer o disputadíssimo nacional japonês, que decidiu as 2 vagas do país nas Olimpíadas. Vamos ver se vai continuar mantendo a boa forma.


Kaori Sakamoto


Fonte


Kaori é uma grande surpresa. Estreou nesta temporada e chegou perto de se classificar para a final do Grand Prix. No nacional japonês ela conseguiu bater nomes fortes, como Mai Mihara e Wakaba Higuchi, ficando com a segunda vaga japonesa.


Kaetlyn Osmond

Fonte
Desde a temporada passada Kaetlyn vem disputando as primeiras posições com frequência. O seu ápice foi o segundo lugar no Mundial do ano passado. O destaque vai para seu programa curto, que frequentemente só é superado por Evgenia.



Gabrielle Daleman


Fonte


Gabrielle foi a grande surpresa do Mundial do ano passado, terminando na terceira posição. Apesar de não ter chegado a final do Grand Prix, Gabrielle venceu o campeonato canadense, superando Kaetlyn.



Bradie Tennell

Fonte

Bradie é talvez o maior enigma dessa lista. Ela participou de apenas uma etapa do Grand Prix desse ano e terminou na segunda posição. A atleta de 20 anos ainda não tinha nenhum feito expressivo nos profissionais. Comprovando que não era apenas um brilho momentâneo, Bradie venceu o campeonato nacional dos EUA. Agora vamos ver até onde ela pode ir nas Olimpíadas. Até aqui, ela se mostrou bem consistente e aguentou bem a pressão.


Maria Sotskova

Fonte

Completando a lista temos Maria Sotskova. A russa vem sendo muito consistente na temporada. Sua atuação foi premiada com um segundo lugar na final do Grand Prix. No caso de uma competição com atuações abaixo do esperado, a consistência de Maria pode leva-la ao pódio das Olimpíadas.


Para ler a segunda parte deste post clique aqui. Fiquem de olho no blog e nas redes sociais para ver mais novidades sobre as Olimpíadas!

Não esqueçam também de visitar o nosso guia básico sobre patinação!
Bom domingo!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo