Rússia fora das Olimpíadas de Inverno: o que sabemos até agora?

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Olá, tudo bem?

Como já anunciamos no Facebook, o COI (Comitê Olímpico Internacional) recentemente anunciou que a Rússia seria banida das Olimpíadas de Pyeongchang. O motivo do banimento foi a punição por um grande esquema de burla da legislação anti-doping implementado pelo país nas Olimpíadas de Sochi, em 2014. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, a Rússia originalmente tinha 33 medalhas nesses Jogos e acabou com 22 após a punição de diversos medalhistas russos. Nenhum deles competia na patinação artística.


Fonte

Essa situação gerou uma grande insatisfação entre outras federações, que exigiam uma punição severa. Chegou-se a aventar a hipótese de banir a Rússia já nas Olimpíadas do Rio, em 2016, mas isso não aconteceu na época. 

Agora, finalmente o COI decidiu sobre o caso. Na prática, isso significa que os oficiais do governo não poderão comparecer à competição, a bandeira será banida das cerimônias oficiais e o hino não poderá ser tocado. Embora seja possível ter atletas de nacionalidade russa, as medalhas ganhas por eles não serão computadas para a Rússia, que não participará do quadro de medalhas. Seus uniformes serão neutros.

Os atletas russos poderão comparecer ao evento mediante convite do COI. Para tanto, é necessário que demonstrem um histórico de rigor nos testes anti-doping. Ou seja, eles não serão apontados pela federação nacional.

Após o anúncio da punição, muitos recearam que a Rússia reagisse convocando um enorme boicote aos Jogos, de modo que nenhum atleta russo competisse na Coreia do Sul. Na patinação, isso certamente seria desastroso, pois há uma grande quantidade de atletas russos que estão entre os melhores de suas categorias. No último Grand Prix, por exemplo, tivemos 3 medalhas para a Rússia nas competições do sênior. Contando as 4 categorias, daria para fazer um pódio só de russos.


Fonte

Apesar do clamor pelo boicote ter acontecido, ele diminuiu um pouco após as primeiras declarações do presidente Vladimir Putin e do presidente do comitê olímpico russo Alexander Zhukov, que apoiaram a presença dos atletas russos nas Olimpíadas.

Apesar disso, houve fortes reações entre os russos de repúdio à decisão do COI, considerando a punição como uma perseguição ao país.

Um problema mais específico diz respeito a escolha dos atletas para as Olimpíadas. Não se sabe ao certo com que critérios serão escolhidos os patinadores. Como não há escândalos de doping em relação à patinação artística, provavelmente não haverá problemas nesse sentido. Mas será que o desempenho no Campeonato Russo vai ser levado em consideração ou o comitê vai convidar atletas com base em competições internacionais? Essas são perguntas que ainda precisam ser respondidas.

E então, quais serão os atletas selecionados? Será que alguém vai se recusar a participar das Olimpíadas?

Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo