Tradução | O sucesso do treinador Brian Orser

segunda-feira, 8 de maio de 2017
Olá!

Hoje trouxemos mais uma tradução para vocês. É um artigo bem interessante sobre o Brian Orser, treinador de patinadores incríveis como Yuzuru Hanyu e Javier Fernández. Qual será o segredo do sucesso dele?


 Fonte



O sucesso de Brian Orser como treinador é baseado na filosofia de "tomar o controle"
por Beverley Smith


BOSTON - Verdade seja dita, o treinador Brian Orser raramente está em casa, viajando por todo o planeta para participar das competições de patinação artística no gelo com seus talentos fixos.

Mas esta semana em particular, ele nunca esteve tão ocupado. Neste campeonato mundial, o Toronto Cricket, Curling and Skating Club - onde Orser é o diretor de patinação - tem 10 competidores. Times de patinação de muitos países não são tão grandes (quanto este clube). O time do Cricket é multinacional, com patinadores da Espanha, do Japão, do Canadá e do Cazaquistão.

Para começar, Orser é treinador dos dois melhores homens da patinação no momento: o rei do campeonato mundial Javier Fernández, da Espanha e o campeão olímpico e detentor do recorde mundial Yuzuru Hanyu, do Japão.

https://ca.sports.yahoo.com/blogs/eh-game/brian-orser-s-success-as-coach-based-on--take-ownership--philosophy-224334547.html
Fonte


O patinador canadense Nam Nguyen - que já venceu o nacional do Canadá e ficou em quinto no mundial do ano passado - é o terceiro homem que Orser deve guiar neste evento. Ele também tem três competidoras na categoria feminina, incluindo duas campeãs canadenses.

Orser se tornou um treinador mestre. Ajuda o fato de ele ter visto o esporte por todos os ângulos: patinador campeão mundial, patinador profissional, juiz. Ele tem suas próprias filosofias, que parecem estar funcionando muito bem.

Uma delas é que é bom elevar o nível do esporte com todos estes quádruplos que vemos atualmente - o patinador chinês Boyang Jin é "de outro planeta", ele diz - mas Orser insiste que tudo isso não deve afetar a habilidade real de patinação, a parte artística e a capacidade de virar as lâminas.

"Para mim, como treinador, eu nunca vou deixar nada ficar no caminho da parte artística e do programa," disse Orser. "Eu quero que eles mostrem seus estilos e que continuem se desenvolvendo. Tanto Fernández quanto Hanyu continuam se esforçando em direções diferentes. Os programas dos dois - tanto curto quanto longo - são obras-primas," diz Orser.

Fonte


Orser teve uns bons dois meses de treinamento para gastar com Hanyu, que frequentemente cruza o planeta, às vezes passando um tempo em sua casa no Japão. E ele viu Hanyu na sua última lesão no dorso do pé esquerdo que o impediu de fazer saltos toe loop por sete semanas. Na temporada passada, Hanyu fez dois quádruplos toe loops (e um quádruplo Salchow) no seu programa longo.

Por causa da lesão, Hanyu foi treinado para fazer cinco quádruplos Salchows somando os programas curo e longo. "Então o quádruplo Salchow meio que encontrou seu caminho," disse Orser. E o feliz acidente de tudo isso? Um quádruplo Salchow vale mais que um quádruplo toe loop. Hanyu encontrou outra forma de quebrar seu recorde mundial de 330 pontos.

Esta semana, Hanyu vai fazer ambos os quádruplos em seu programa curto. Ele vai continuar fazendo três quádruplos no longo, mas dois deles vão ser quádruplos Salchows.

Orser tem que ter a disposição mental para trazer o melhor de pessoas de diferentes culturas. Isso funciona para Orser porque "O que ensinamos não é uma forma de bolo," ele disse, "Não é a minha maneira ou a forma certa. É qualquer coisa que seja melhor para o atleta."

Fonte


Ele disse que ficou um pouco preocupado quando Fernández, um descontraído encantador, conquistou seu título mundial. "Com isso, ele recebeu mais ofertas e não parou mais," disse Orser "Ele estava fazendo shows, e isso é ótimo. Mas eu estava um pouco preocupado que ele talvez se contentasse com isso."

"Como faremos para trazê-lo de volta para o gelo para treinar esta temporada?" ele se perguntou. Mas Fernández o surpreendeu ao tomar a iniciativa. Assim que ele voltou no último verão, ele veio trabalhar com foco.

Na final do Grand Prix em seus país natal, Fernández adicionou um seguindo quádruplo ao seu programa curto. Hanyu já estava fazendo isso e conseguindo notas incríveis. "Eu estava esperando pacientemente que Javi viesse com esta ideia por ele mesmo," disse Orser. "Então ele tomou posse disso, ao invés de eu propor: 'Ok, você vai fazer dois quádruplos no curto.' Ninguém quer fazer dessa forma."

Ele ensina seus atletas a tomarem o controle de tudo o que fazem. Ele diz para eles que eles são os chefes, mesmo os mais jovens. "Eles estão no comando, e então eles vão e patinam dessa forma," disse Orser.

Fonte

Orser era um treinador relutante no começo. Ele nunca pensou que estaria na posição que está hoje. "Eu sou tão abençoado por ter tantos patinadores talentosos que acreditam em mim, no meu time e em si mesmos," ele disse. "Eles trabalham duro. E eles amam patinar. Isso é importante. Eles adoram competir. Então eles têm todas as ferramentas."

E isso foi o que ele disse para Nguyen, quando ele saiu do gelo na terça depois de uma problemática prática na segunda. Ele é menos experiente no jogo do que Fernández e Hanyu. Mas ele tem o que precisa. Se não hoje, então amanhã.


Fonte

Título original: Brian Orser's success as coach based on 'take ownership' philosophy
Artigo postado originalmente no Eh Game no dia 29/03/2016
Escrito por Beverley Smith
Traduzido por Jennifer Claro


Fonte


Esperamos que vocês tenham gostado de saber mais sobre o Brian Orser.
Ele é um treinador excelente e ensina muitos patinadores talentosos. Brian também foi um ótimo patinador.

Tenham uma ótima semana!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo