Tradução | Aposentadoria da Mao Asada

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Olá, tudo bem?

Como já falamos nas redes sociais, Mao Asada anunciou sua aposentadoria de surpresa na segunda-feira, 10/04/2017 (terça-feira no Japão). Já fizemos um post falando sobre a carreira dela. Agora trazemos uma tradução de uma matéria publicada na página do Eurosport, onde podemos ver mais detalhes sobre a sua decisão. 


Fonte

Patinadora japonesa Mao Asada deu tudo de si e não tem arrependimentos.

A patinadora japonesa Mao Asada, medalhista de prata nas Olimpíadas e três vezes campeã mundial, disse na quarta-feira que ela deu tudo de si em sua carreira competitiva e que não tinha arrependimentos sobre sua aposentadoria das competições.

A patinadora de 26 anos, conhecida por ser a única mulher a realizar com sucesso o complicado triplo Axel três vezes em uma única competição, disse na segunda-feira que ela perdeu a vontade de competir.

Asada, que já havia tirado um ano de folga da patinação em 2015, disse em uma conferência de imprensa na quarta-feira que embora a decisão seja difícil, ela aos poucos foi percebendo que era a hora certa.

“Até agora na minha carreira, eu dei tudo que tinha, e não tenho arrependimentos”, disse Asada, que se manteve em boa parte do evento calma e sorridente, mas que em certo ponto chegou a segurar as lágrimas.

Asada é famosa no Japão, conhecida pelo apelido carinhoso de “Mao-chan”, e as manchetes sobre sua aposentadoria pulularam nas primeiras páginas de jornais na terça-feira.

A conferência acerca da aposentadoria foi transmitida ao vivo por todas as estações de TV locais, e vários jornais fizeram editoriais com um deles a chamando de “heroína nacional”.

Atingida por uma dor no joelho na última temporada, Asada terminou em 12º lugar no campeonato nacional em dezembro. Foi a sua pior colocação na competição, que ela já venceu seis vezes – situação que ela considerou como a chave para a sua decisão.

“A primeira temporada após voltar para as competições foi boa, mas na segunda eu realmente tinha que ficar falando para mim mesma para continuar em frente”, disse Asada, que descreveu seu sentimento como se não fosse capaz de acompanhar os avanços no esporte.

“Depois do nacional, eu pensei 'bem, é isso'.”

Asada começou a patinar com 5 anos, atraída ao esporte por sua irmã mais velha, Mai, e começou a chamar a atenção enquanto era uma júnior, atuando na mesma época que a sul coreana Yuna Kim, uma rivalidade que durou por quase toda a sua carreira.

A rivalidade de Kim e Asada teve seu ápice nas Olimpíadas de 2010 em Vancouver, Canadá, quando Asada terminou com a medalha de prata e Kim com a de ouro.



Asada era considerada como uma das favoritas para as Olimpíadas de Sochi de 2014, mas teve um programa curto desastroso, embora tenha se recuperado no programa longo. Ela terminou em sexto lugar.
“Após o programa curto, eu pensei que não conseguiria voltar para o Japão, e mesmo na manhã do programa longo, eu ainda acordei me sentindo assim,” ela disse.

“Mas no momento que eu pisei no rink, eu pensei que eu tinha que fazer isso, e eu dei o melhor de mim.”

Perguntada sobre planos futuros, Asada disse que ela vai fazer parte de um show no gelo nesse verão, mas ainda pensa sobre descansar.

“Eu venho patinando desde que tinha cinco anos e ganhei muito com isso”, ela disse. “Então, eu quero fazer algo, de alguma forma, para também devolver algo ao esporte.”






 Esse não foi o único anúncio de aposentadoria de um grande nome do esporte. Recentemente, o russo Evgene Plushenko anunciou que não havia possibilidade de voltar aos rinks para disputar as Olimpíadas de 2017. Entretanto, o anúncio dele não foi tão traumático, já que ele já estava afastado das competições por um longo tempo. Plushenko planeja abrir um rink de patinação próprio.

E vocês, o que acharam da aposentadoria da Mao? Alguém gostaria de patinar no rink do Plushenko?

Até mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo