Entrevista | Isadora Williams

quarta-feira, 22 de março de 2017
Olá!

Para o post de hoje fizemos uma entrevista muito especial com a patinadora brasileira Isadora Williams. Ela nos contou sobre sua carreira e expectativas para o Mundial na próxima semana. Isadora competiu nas últimas Olimpíadas de Inverno e busca uma vaga nos jogos do próximo ano. Ela também conseguiu a primeira medalha de ouro para o Brasil na patinação artística no gelo no mês passado. Vamos conferir?




Isadora, primeiramente queremos te parabenizar pela sua conquista recente! Você conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil em uma competição internacional de patinação. Como você está se sentindo?

Esta medalha foi uma grande conquista antes do mundial. Eu estava determinada a conquistar esta medalha, treinei muito e vi que tinha grandes possibilidades. Tenho agora 5 medalhas conquistadas para o Brasil. É uma sensação muito boa subir ao podium e receber a medalha de ouro. 

Como e quando você começou a se interessar pela patinação? Como surgiu a ideia de competir pelo Brasil e qual é a sensação de representar o país?

Eu comecei a patinar desde os 5 anos de idade, comecei com aulas em grupo,  me divertia muito no gelo e daí por diante nunca mais tirei os patins dos meus pés. Por volta dos 9 anos eu comecei a dizer para a minha mãe que queria representar o Brasil, ela achava engraçado. Até que em Novembro de 2009 o meu treinador enviou um vídeo para a CBDG e eu fui convidada para representar o Brasil e no ano seguinte eu fui para a Holanda na minha primeira competição internacional era o campeonato júnior mundial, na época eu já tinha o salto duplo axel.
Representar o Brasil tem muitas alegrias e também grandes desafios. Não tenho patrocínio. Eu conto com apoio da minha confederação a CBDG do Comitê Olímpico Brasileiro e Bolsa Atleta. Como existe a diferença cambial entre o dólar e o real eu  preciso trabalhar nos finais de semana para completar os meus treinos. 




Você participou das Olimpíadas de Sochi e dentro do Brasil acabou ganhando um destaque muito maior do que antes. Toda essa repercussão teve algum impacto na sua rotina?

Sim, teve um impacto enorme perante a mídia. O Brasil se apaixonou pela patinação no gelo, eu recebo mensagens lindas do norte ao Sul do Brasil. Eles me chamam de princesa do gelo, o que para mim é uma honra. A repercussão foi ótima, eu pensei que poderia atrair atenção de futuros patrocinadores mas infelizmente não atraí. Os patrocinadores no Brasil querem atletas de momento, veja o que esta acontecendo com os atletas que participaram da ultima olimpíada de verão. A fama somente não me basta eu preciso de patrocinadores. 

Agora você busca a classificação para os jogos de PyeongChang. Que lições você vai levar da experiência nas últimas Olimpíadas? Quais são as suas expectativas para o Mundial?

Eu tenho boas chances e vou lutar com todas as minhas forças para conseguir a vaga. A conquista de uma vaga olímpica é uma guerra como no filme Jogos Vorazes todas nós estamos famintas pela vaga olímpica. Eu amadureci como pessoa e patinadora, competi mais e mudei para uma  pista de patinação onde posso ter uma qualidade melhor de treinamento e cursar a faculdade ao mesmo tempo. Estou treinando muito e me preparando física e mentalmente para este mundial.

Você tem algum ídolo na patinação artística? Como foi dividir o pódio com a patinadora italiana Carolina Kostner no Golden Spin de 2012?

Sempre tive uma admiração pela  Karolina Kostner. Ela é simplesmente uma atleta maravilhosa. Ela me inspira muito o que a determinação e a força de vontade podem fazer dos seus sonhos uma realidade. Ela conversou muito comigo em Zagreb, me contou dos seus altos e baixos da carreira e foi ali que a minha admiração por ela aumentou.


  Fonte


Quantas horas por dia você treina? Você pratica atividades extras para aprimorar sua patinação (como balé, pilates, musculação...)?

Eu treino de 3 a 4 horas por dia. Faço alongamentos diários, faço academia 2 vezes por semana o que inclui classes de ballet, pilates e musculação. Tenho que dormir cedo e acordar cedo, beber muita agua, ter uma boa alimentação. Tudo isto faz parte da minha rotina. 

Existem atletas que gostam mais de saltos, outros de spins e outros da interpretação. Do que você mais gosta na apresentação?


Eu gosto de saltar, e estou trabalhando muito na minha sequência de piruetas que também é muito importante. Eu também gosto do lado teatral de interpretar a música. 

Um aspecto muito importante na patinação é o equilíbrio emocional. Como você lida com o nervosismo antes das competições?


Não é muito difícil controlar as emoções. Estou fazendo um trabalho psicológico com a minha treinadora Kristen que é formada em Psicologia do Esporte o que esta me ajudando muito. Eu estava tão frustrada por não ter conseguido a pontuação para o Mundial que cada vez que eu ia para uma competição eu entrava num conflito emocional enorme, era uma tormenta mental para mim. E foi aí que o trabalho da Kristen me ajudou muito a não pensar somente na pontuação mas em fazer uma boa apresentação.




Atualmente você está frequentando a universidade e se dedicando à patinação. Ainda estuda português? Como é conciliar o treino com os estudos?

Eu tenho um horário a ser cumprido, tenho horário para tudo. Tenho uma relação complicada com o Português. Eu quero falar fluentemente e sem sotaque. Sei que isto não é possível. Eu falo Português mas não sou fluente, eu gostaria de passar um tempo no Brasil e viver a cultura de uma modo geral. Mas devido aos treinos extensivos e faculdade não é possível.

O que tem a dizer para os brasileiros que sonham em se tornar patinadores?


O Brasil ainda não tem uma pista de patinação com medidas oficiais. A patinação é um esporte maravilhoso tanto a nível de competição ou como de recreação. A nível de recreação não tem idade para começar. A nível profissional tem que começar muito cedo e com treinadores com uma boa formação profissional.  Para ser um patinador com aspirações de uma olimpíada atualmente as melhores condições de treinos são fora do Brasil. 

Você pode deixar uma mensagem para os leitores do Figure Skating Brasil?

Olá galera do Figure Skating Brasil. Conto com vocês na torcida para conquistar a vaga olímpica no Mundial da Finlândia. Torçam por mim. Beijos

Agradecemos muito pela entrevista. Boa sorte no Mundial!






Esperamos muito que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Isadora. Ela é uma patinadora muito dedicada. Vamos torcer muito por ela na próxima semana!!! 

 Aproveitamos para deixar nosso agradecimento para a Isadora, que foi muito gentil em nos conceder esta entrevista! :)


Boa noite e até o próximo post!


2 comentários :

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo