A patinação no gelo nas Olimpíadas de verão

domingo, 7 de agosto de 2016
Em tempo de Olimpíadas de Verão, há uma curiosidade muito interessante que pouca gente conhece. Hoje em dia, quando pensamos na patinação artística, logo lembramos de alguns dos melhores momentos das Olimpíadas de Inverno. Mas houve um tempo em que isso era diferente. Mais precisamente, nos Jogos de Londres de 1908, ano em que a patinação estreou nas Olimpíadas... de Verão.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


OK, na verdade não era exatamente as Olimpíadas de Verão. A divisão entre Verão e Inverno só aconteceu na década de 20, com os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno sendo disputados em 1924, na cidade de Chamonix, França. Antes disso, as Olimpíadas eram um único evento. É o primeiro esporte hoje considerado de inverno a fazer parte dos Jogos foi a patinação artística, sendo em Jogos posteriores seguida por outros esportes, como a patinação de velocidade e o hockey.

No ano de 1908, foram disputadas 4 modalidades: feminina, masculina, pares e figuras especiais para homens. Esse último consistia em fazer desenhos no gelo com a lâmina. Entre os campeões daquele ano, tivemos Ulrich Salchow, criador do salto Salchow, usado ainda hoje nas competições de patinação. Os países vencedores foram Rússia, Suécia, Inglaterra e Alemanha.

patinação, patinagem, patinação no gelo, patinagem no gelo, ice skating, figure skating, patinação artística no gelo
Fonte


Nas Olimpíadas de 1912, a patinação não foi disputada, já que os organizadores queriam incentivar outro evento, o Nortic Games, que era voltado para esportes de inverno.

Em 1916, as Olimpíadas não foram disputadas por causa da I Guerra Mundial. O evento voltou em 1920, na Antuérpia, Bélgica. E a patinação também voltou a ser disputada, agora com as modalidades masculina, feminina e pares. Os europeus continuaram a dominar o evento, com duas vitórias da Suécia e uma da Finlândia.

Em 1924, houve a divisão entre Olimpíadas de Verão e de Inverno. Ao contrário de hoje em dia, os eventos eram disputados no mesmo ano e no mesmo país. A separação foi necessária para que esportes que necessitavam de neve pudessem ser incluídos, já que não era possível que fossem disputados junto com outros esportes de verão. Por não dependerem do clima, a patinação e o hockey não sofriam desse problema e por isso estiveram presentes na época de Olimpíada unificada.

 Apesar da patinação realmente ter mais a ver com as Olimpíadas de Inverno, não dá para deixar de pensar em como seria se ainda hoje tivessemos um evento unificado. Uma vantagem seria poder ver uma competição de patinação de alto nível nas Olimpíadas do Rio. Aposto que muita gente ficaria fã de vez do esporte se pudesse ver pessoalmente, já que essa é uma experiência incrível.

E vocês, já imaginaram como seria uma Olimpíada unificada? Será que a patinação ganharia ainda mais espaço ou ficaria um pouco esquecida em meio a outros esportes famosos?


Até semana que vem!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo