[Pontuação] Parte 1: Enfrentando o monstro

sexta-feira, 4 de março de 2016

Oi, tudo bem?


Talvez o aspecto mais polêmico da patinação artística seja a pontuação. É um procedimento complicado, alvo de enormes controvérsias e que sofreu mudanças radicais há algum tempo atrás. Por isso, vou fazer uma série de posts sobre pontuação. A intenção é ir do básico ao avançado, de modo que cada um pode decidir até que ponto quer saber sobre pontuação. Hoje, teremos o básico para você não ficar boiando na hora que aquelas notas esquisitas aparecerem na TV ou na tela do seu computador enquanto você assiste uma competição. 

Vamos nos focar no sistema de pontuação da ISU (International Skating Union), que é a base para os eventos internacionais. A ISU é o órgão internacional que trata de patinação artística e patinação de velocidade. Não sei se há algum tipo de regra alternativa em algum evento local, principalmente  amador. O que vai nos interessar para as competições mais relevantes é o que a ISU diz.


Regra dos 6 pontos

Para começar, vamos ver como era a antiga regra dos 6 pontos, adotada até o início dos anos 2000. Um grupo de juízes (de 3 a 9, dependendo da competição) davam duas notas cada um para cada competidor. Uma media o mérito técnico e a outra o mérito artístico. Ambas variavam entre 0 e 6.

A subjetividade desse sistema era um prato cheio para injustiças e até mesmo para conchavos, como o famoso escândalo das Olimpíadas de Salt Lake, em 2002, que foi o estopim  para a mudança da regra. Na época, o par russo Elena Berezhnaya e Anton Sikharulidze ganhou a medalha de ouro, derrotando os canadenses Jamie Salé e David Pelletier, em uma decisão muito contestada. Após a competição, a juíza francesa  Marie-Reine Le Gougne acabou confessando que fora pressionada pelo presidente da federação francesa, Didier Gailhaguet, a dar vantagem ao par russo, em um acordo para beneficiar a equipe francesa na competição de dança no gelo.

patinação, patinagem, figure skating, salt lake olympics, olimpiadas de inverno, winter olympics, pontuação
Fonte

O escândalo foi tão grande que o presidente da federação francesa foi afastado e os dois pares foram considerados campeões. Mas por causa do ocorrido, a ISU reformulou completamente o sistema de pontuação, elaborando o atual sistema, no qual cada elemento é julgado separadamente. A ideia era evitar a corrupção e criar parâmetros mais justos e objetivos.


Sistema atual

Então, como os juízes decidem hoje em dia? Com isso:


figure skating, ice skating, patinação, patinação artística no gelo, patinação no gelo, patinação artística, técnicas, competição, pontuação, score



Há um complexo protocolo no qual cada elemento é julgado separadamente. Existe uma divisão básica que podemos perceber logo de cara. Há uma nota para os elementos técnicos (technical elements score, muitas vezes abreviada por TES) e outra para os componentes (program component score).

A nota dos elementos técnicos leva em consideração um valor básico de execução para cada elemento, conforme a dificuldade de  execução. Esse valor é somado a nota de execução (grade of execution, abreviado por GOE), um valor entre -3 e +3 dado por cada juiz, avaliando como esse movimento foi executado. O anonimato de cada juiz é respeitado.

A nota dos outros componentes é dividida em 5 partes: habilidades de patinação (skating skills), transições (transitions), performance/execução (performance/execution), coreografia (choreography) e interpretação (interpratation). Cada juiz avalia o elemento entre 0,25 e 10, com 0,25 de incremento. Ou seja, não pode haver uma nota que não termine em x,0; x,25; x,50; x;75. Porém, a nota final, que é uma média entre os juízes escolhidos, pode sim ser diferente disso. Ela não é arredondada.

Um computador escolhe a nota de 7 dos 9 juízes de maneira randômica. Desses, a maior e a menor são eliminadas, chegando ao resultado final. 

Existe um vídeo rápido e fácil resumindo o sistema de pontuação atual. Infelizmente, está em inglês e não tem legenda. Mas para quem quiser assistir, está aqui.



Bom, mas quais são as notas base de cada elemento?
O que significam aquelas sopas de letrinhas na parte de elementos executados no exemplo de protocolo que eu postei?
Quais os critérios para aumentar ou diminuir a nota?

Tudo isso é bem complexo e por isso fica para os próximos posts.


Até semana que vem!


https://amzn.to/2SHF03C









Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo