Quais são as principais competições?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Para o recém-chegado, as competições de patinação podem parecer um pouco confusas. Qual a diferença entre o Mundial e o Grand Prix? O que seria o campeonato dos 4 continentes?

Para facilitar um pouco as coisas, vamos a uma básica explicação sobre os mais importantes campeonatos de nível profissional. Lembrando que o júnior tem alguns campeonatos "espelho", como seu mundial, Olimpíadas ou mesmo participação nos campeonatos nacionais. Falarei deles mais tarde.

A temporada começa no meio do ano e vai até quase a metade do ano posterior. Agora estamos na temporada 2015-2016. Os principais campeonatos são os seguintes:


Europeu

Disputado toda temporada entre atletas dos países da Europa. Tem as seguintes categorias: dança no gelo, pares, feminino e masculino.


Campeonato dos 4 Continentes

Campeonato que reúne os atletas dos continentes que não a Europa. Disputado toda temporada. Tem a mesmas categorias do europeu.


Nacionais

Campeonato de cada país. É muito importante para os atletas, porque a classificação geralmente define a participação nos times nacionais e nos principais campeonatos do mundo. Acontece toda temporada. As categorias dependem de cada país.


Grand Prix

É composto de várias etapas. No ano de 2015 foram os seguintes eventos:

Skate America
Skate Canadá
Cup of China
Trophée Éric Bompard (França)
Rostelecom Cup (Rússia)
NHK Trophy (Japão)


Cada atleta pode participar de até 2 eventos. Com base na posição em cada competição, cada um recebe pontos que ao final das etapas serão somados. Os 6 mais bem colocados serão classificados para o evento final, que ano passado foi disputado em Barcelona. O campeão desse torneio será consagrado campeão do Grand Prix. Disputado toda temporada. Ano passado teve as categorias dança no gelo, feminino, masculino, pares e sincronizado.


Mundial

Ao contrário do Grand Prix, é uma competição única com os classificados de todo o mundo. Como há limite para a participação por país, quem vai mal no campeonato nacional pode acabar ficando fora do torneio.


Olimpíadas de Inverno

A competição mais famosa e disputada ocorre de quatro em quatro anos. Assim como qualquer outro esporte, qualquer atleta sonha em ser um campeão olímpico. No último campeonato, foram disputadas as categorias masculina, feminina, pares, dança no gelo e times.




Premiação de times nas Olimpíadas de Sochi


Quais competições vocês mais gostam de ver?
Eu gosto bastante do Grand Prix e das Olimpíadas.


Até semana que vem!

https://amzn.to/2SHF03C





Utilizamos links afiliados. Se você realizar uma compra por meio deles, receberemos uma comissão pela venda. Isso não afeta o preço que você pagará.

4 comentários :

  1. Eu tenho uma dúvida, em que momento do ano eles param para começar a desenvolver os próximos programas? obrigada e bom, meu campeonato preferido é o GP, especialmente a final, já que é muito difícil ver uma apresentação de baixa qualidade, diferente de grandes campeonatos mundiais onde você assiste diversas patinações bem mais ou menos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito do GP, exatamente pelo mesmo motivo.

      Em geral, os programas são montados e treinados antes de começar a temporada. Mas em alguns casos o programa pode ser desenvolvido bem antes. Se não me engano, o Javier já está montando o programa do ano que vem. Também tem casos em que o patinador usa o programa do ano anterior, aí é só questão de acertar alguns detalhes.

      Excluir
  2. A competição mundial acontece em que país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cada ano é em um país diferente. O próximo será no Japão.

      Excluir

© Figure Skating Brasil - 2017. Todos os direitos reservados.
Design by: Thays Martins.
imagem-logo